Seja bem-vindo. Hoje é

EXERCÍCIOS

Questões discursivas.



1- ( Fuvest-SP) Muitas bromélias e orquídeas são descritas como epífitas, enquanto a erva-de-passarinho e o cipó-chumbo são considerados parasitas. Por quê?



R.: As orquídeas e as bromélias vivem sobre outras plantas, obtendo melhores condições de luminosidade; não causam prejuízo à planta hospedeira, por isso não são parasitas; a relação, chamada epifitismo, é um caso particular de inquilinismo. O cipó-chumbo e a erva-de-passarinho retiram seiva da planta hospedeira, prejudicando-a; por isso são consideradas plantas parasitas.


2- (Unicamp-SP) Que tipo de associações podem ser identificadas nas frases a seguir?


I- No estômago dos ruminantes existem microorganismos que digerem a celulose.


II- Dentro do tubo de alguns poliquetos vivem pequenos crustáceos que retiram alimento da água que circula pelo tubo.


III- A criação de gado bovino nas savanas africanas prejudica rebanhos de herbívoros nativos.


IV- Os pulgões retiram seiva elaborada das plantas e o excesso de açúcar é eliminado com suas fezes, que servem de alimento às formigas que os protegem.


R.: I-mutualismo; II- inquilinismo(do tipo epifitismo); III- mutualismo; IV- predatismo; V- parasitismo
 3- (Udesc) Animais de espécies diferentes podem desenvolver relações ecológicas de vários níveis. Os búfalos, por exemplo, mantêm relações ecológicas com pássaros, como os anus, que pousam em seus dorsos e se alimentam dos carrapatos aí instalados.


a) Que tipo de relação ecológica existe entre os búfalos e os anus?


b) Qual a relação ecológica existente entre os carrapatos e os búfalos?


c) Existe uma relação ecológica entre os anus e os carrapatos?
 R.:
a) Protocooperação. Os búfalos são beneficiados pelos anus, essas aves retiram os carrapatos parasitas de seus dorsos. Já os anus são também beneficiados pelos búfalos, pois encontram nesses animais parte do alimento de que necessitam para viver(carrapatos) e realizam suas buscas sem serem importunados.


b) Parasitismo. Os carrapatos atuam como parasitas dos búfalos, sugando-lhes sangue.


c) Predatismo. Os anus atuam como predadores de carrapatos, devorando-os.


4- (FGV-SP) “Habitat” e “nicho ecológico” são importantes conceitos aplicados em ecologia. Diferencie esses termos citando exemplos tipicamente brasileiros.


R.: O habitat indica o lugar em que a espécie vive; pacas e cutias, por exemplo, tem seu habitat representado pela mata Atlântica. Já o nicho ecológico refere-se à posição funcional da espécie no ecossistema em que vive;preás, por exemplo, são animais herbívoros, servem de alimento para corujas, gaviões.


5- (UFL-MG) Qual a diferença básica entre fluxo de energia e fluxo de matéria através do mundo vivo?


R.: O fluxo de energia é acíclico, significando que a energia não é reaproveitada após passar pelo mundo vivo; a matéria, por sua vez, tem fluxo cíclico, isto é, pode ser reaproveitada pelo mundo vivo.


6- (Fuvest-SP) Tendo em vista o conceito de cadeia alimentar, em qual dos casos haverá menor perda de energia armazenada na soja: quando uma população humana come soja ou quando come carne de porco alimentado com soja? Explique.


R.: A menor perda ocorrerá quando a população humana comer soja, uma vez que o fluxo de energia ao longo da cadeia é decrescente: à medida que se transfere de um nível trófico para outro, a energia vai se perdendo, já que parte dela é consumida pelos seres vivos.


6 comentários: