Seja bem-vindo. Hoje é

BIODICA 5: ESTÔMAGO DOS RUMINANTES






















O estômago de mamíferos ruminantes ( boi, carneiro, cabra, antílope, girafa, camelo, veado, etc.) é muito desenvolvido e divide-se em :
 

- Pança ou Rúmen : o alimento é engolido e amassado na
pança, onde a celulose é digerida por bactérias. A fermentação da glicose produz ácidos orgânicos (que são absorvidos pela parede do rúmen e utilizados como fonte de energia), além de vitaminas, metano e gás carbônico.


- Barrete ou Retículo : Em seguida, o alimento vai para o barrete, no qual há glândulas salivares semelhantes às da boca e com mais bactérias, que continuam a digestão da celulose. O alimento mistura-se à saliva e é regurgitado em pequenas porções, que serão mastigadas vagarosamente. Depois é deglutido novamente indo para o folhoso.


- Folhoso ou Omaso : O alimento é triturado e ocorre absorção de água.


- Coagulador ou Abomaso : Nessa parte do estômago, ocorre a produção de ácido clorídrico e pepsina ( proteína ), digerindo proteínas e bactérias que chegam a esse compartimento. Portanto, no abomaso, ocorre a digestão química do alimento.


A concentração de microorganismos no rúmem é muito alta e sua participação na nutrição do ruminante é bastante importante (em especial das bactérias).

A importância das bactérias que vivem em simbiose com os ruminantes são:


- Sintetizam celulase que hidrolisa a celulose formando glicose que é absorvida pelo ruminante;


- Sintetizam vitaminas k e do complexo B, que são utilizadas pelo ruminante;


- Sintetizam aminoácidos e proteínas que são utilizadas pelo ruminante.




Um comentário:

  1. Boa, Vascão!!!! Faz muito tempo que eu não leio sobre isso, e querendo ou não é um bom tema pra vest, pois é um detalhe genial que muita gente esquece!!!
    Agora tenta postar algo legal para o Pism I e principalmente para nos do PISM III, que já estamos morrendo de saldades!!!!
    Um abração!!!

    ResponderExcluir