Seja bem-vindo. Hoje é

BIODICA 3


-DIAPEDESE :
É o processo em que leucócitos atravessam a parede dos vasos sanguíneos e passam para o tecido conjuntivo inativando agentes invasores.
Ex.: Os neutrófilos atravessam a parede do vaso sanguíneo para combater bactérias que estejam provocando uma infecção no organismo. Os neutrófilos fagocitam as bactérias e em seguida morrem , formando o pus.
Nessa fase, os monócitos ( outro tipo de leucócito ) também realizam diapedese, saindo do vaso sanguíneo e se trnasformam em macrófagos no tecido conjuntivo. Os macrófagos fagocitam bactérias invasoras, restos de células mortas e os próprios neutrófilos já destruídos.


- COAGULAÇÃO SANGUÍNEA
Um vaso sanguíneo sofre uma lesão. No local da lesão as plaquetas e as células do tecido lesado liberam tromboplastina que , na presença de íons cálcio e da vitamina K, promovem a conversão de protrombina (proteina inativa no sangue) em trombina (proteina ativa). A trombina promove a conversão do fibrinogênio (proteina inativa) em fibrina (proteina ativa). A fibrina forma uma rede proteica onde seprendem glóbulos sanguíneos originando o coágulo.


-FOTOSSÍNTESE:
Fatores que influenciam na atividade da fotossíntese: 
. concentração de CO2

. luminosidade
. temperatura
. ponto de compensação fótico, que representa a taxa de luz em que a fotossíntese se igula à respiração


Lembrar que na fase Fotoquímica:
. dividida em fotofosforilação cíclica ( os elétrons da clorofila são excitados pela luz e liberam energia voltando para a clorofila) e acíclica ( os elétrons são excitados pela luz e liberam energia, porém não retornam para a clorofila)

. é formado ATP, que será utilizado na etapa química
. é formado NADPH2
. ocorre a fotólise de água, liberando oxigênio


Lembrar que na etapa química:
. ocorre a utilização do CO2 para as reações de síntese de carboidratos ( CICLO de CALVIN )


PARA O PISM II
Dê uma olhada no estômago dos ruminantes que está no maracador BIODICAS PARA O VESTIBULAR.

Um comentário:

  1. o blog está cada vez melhor Vasco!!!!! é uma grande ajuda para nós "Biólogos" rsrsrs
    parabéns cara!
    saudads

    ResponderExcluir