Seja bem-vindo. Hoje é

Chocolate: além de alimento delicioso, também traz benefícios ao organismo

O chocolate é obtido a partir da fruta cacau. Existem diferentes tipos de chocolate, sendo que, os que têm maior quantidade de cacau, habitualmente possuem mais princípios ativos e menor quantidade de gordura, como por
exemplo, os amargos.

Chocolate previne o envelhecimento

O cacau tem poder antioxidante, que combate os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que também podem ajudar a prevenir o câncer.

Chocolate faz bem ao coração

O coração é beneficiado pela teobromina presente no chocolate, que por ser uma substância estimulante, age não apenas no sistema nervoso central, mas também sobre o sistema muscular, favorecendo assim o funcionamento do coração.

Chocolate agiliza o raciocínio

O chocolate é realmente considerado um bom alimento para o cérebro. Contêm teobromina e tiramina, duas substâncias que estimulam os neurônios.

Chocolate auxilia no humor

O chocolate estimula a produção de feniletilamina, substância que age liberando a serontonina no cérebro. A serotonina atua numa área relacionada com as emoções – promovendo bem-estar e aliviando a tensão.

O chocolate amargo é infinitamente melhor.Quanto mais amargo, mais flavonoides e menos gorduras saturadas .
Os flavonoides, substâncias derivadas dos polifenóis, estão mais presentes no chocolate amargo porque este tem maior concentração de cacau. Para fazer bem à saúde do coração, o chocolate deve ser no mínimo 70% amargo.
Os flavonoides têm ação anti-inflamatória, inibem a coagulação, aumentam o HDL (colesterol bom) e diminuem o LDL (colesterol ruim).
Se moderação é a palavra-chave, consumir o chocolate controlando a quantidade também é importante na promoção do bem-estar. A substância chamada feniletilamina, presente na composição da guloseima amarga, estimula produção de serotonina, atuando assim numa região do cérebro relacionada às emoções.
 A feniletilamina é um bom estimulante, mas só se a pessoa consumir uma quantidade moderada de chocolate. O chocolate tem também uma concentração alta de carboidratos que facilita a entrada de triptofano, aumentando a serotonina que estimula o cérebro. Isso já é suficiente para melhorar a atividade da parte frontal do cérebro, aquela que está envolvida na tomada de decisões
O ideal é que o chocolate seja consumido depois de um almoço à base de muitas fibras, que vão desacelerar a absorção de glicose. Se for consumido em jejum, a glicose do organismo estará baixa, e a pessoa terá o chamado rebote glicêmico: a glicose vai subir rapidamente, o organismo vai produzir muita insulina, a glicose chegará depressa demais à célula e ficará de novo baixa no organismo. E a pessoa vai querer mais e mais doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário