Seja bem-vindo. Hoje é

Dificuldade em reconhecer pessoas? Experimente a oxitocina!

A oxitocina, produzida pelo hipotálamo e segregada pela hipófise, induz as contrações do músculo uterino durante o parto e estimula a secreção de leite. Mas outras e eventuais funções – ou aplicações – do hormônio têm sido objeto de diversos estudos.
Agora, uma nova pesquisa destaca seu papel no reconhecimento de rostos.

O trabalho aponta que a oxitocina é capaz de aumentar a capacidade de um indivíduo distinguir semblantes.
Segundo os autores, participantes do estudo que receberem uma dose de oxitocina, aplicada por meio de spray nasal, mostraram uma melhoria no reconhecimento facial, mas não de objetos inanimados.
No dia seguinte, os voluntários foram submetidos a um teste surpresa. Foram mostradas imagens vistas no dia anterior e outras novas. Os participantes tiveram que classificar as cenas como novas, que estavam entre as apresentadas no dia anterior ou familiares – as quais conseguiam distinguir, mas sem recordar o contexto.

Os voluntários que usaram o spray de oxitocina conseguiram perceber os rostos exibidos anteriormente com maior eficiência do que os demais.
“O estudo tem aplicações importantes em problemas como autismo, em que o processamento de informação social é prejudicado”, disse Larry Young, da Emory University, outro pesquisador que estuda os efeitos da oxitocina.

Adaptado de: Agência Fapesp - Divulgação Científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário