Seja bem-vindo. Hoje é

Nível baixo de colesterol está associado a maior risco de suicídio


 No nosso mundo moderno, colesterol tornou-se quase um palavrão. Graças aos defensores da hipótese alimentos-coração, qualquer um "sabe" que o colesterol é "mau" e precisa ser combatido por todos os meios. Se você acreditar no que diz a mídia, vai achar que simplesmente não existe um nível de colesterol que seja suficientemente baixo. E se você tiver uma certa idade, provavelmente fará exames para ver quanto colesterol tem no sangue. A verdade é que nós, humanos, não podemos viver sem colesterol.

Cada célula, de cada órgão, tem colesterol como parte da sua estrutura. A maior parte do colesterol é feita no fígado e uma pequena quantidade vem de ...... sua dieta. O colesterol é parte integral e muito importante da membrana plasmática, a membrana que envolve nossas células.

Depois do cérebro, os órgãos mais ávidos por colesterol são as nossas glândulas endócrinas: as supra-renais e as glândulas sexuais. Elas produzem os hormônios esteróides. Os hormôniosesteróides do organismo são produzidos a partir do colesterol, como por exemplo: testosterona, progesterona,cortisol, entre outros. Esses hormônios realizam uma gama de funções no corpo humano, desde a regulagem do nosso metabolismo, produção de energia, assimilação de minerais, a formação do cérebro, músculos e ossos, até nosso comportamento, emoções e reprodução.

Estudos demonstram que há ligação entre o nível baixo de colesterol e o risco de cometer suicídio. Se não estamos tomando drogas para baixar o colesterol, a maioria não precisa se preocupar com ele. Porém, há pessoas cujos organismos não conseguem produzir colesterol em quantidade suficiente, por alguma razão. Essas pessoas são propensas a ter instabilidade emocional e problemas comportamentais. 

Níveis baixos de colesterol no sangue têm sido rotineiramente documentados em criminosos que cometeram assassinatos e outros crimes violentos, em pessoas com personalidades agressivas e violentas, em pessoas com tendências suicidas, bem como em indivíduos com comportamento social agressivo e baixo autocontrole.

Estudos de variadas metodologias, envolvendo inicialmente programas de controle de mortalidade cardiovascular e, posteriormente, amostras de populações psiquiátricas, apontaram uma relação significativa entre níveis de colesterol total sérico  reduzidos e tentativa de suicídio, possivelmente mediada por alterações na neurotransmissão serotoninérgica ( serotonina é um neurotransmissor que dá a sensação de bem estar no indivíduo ). 

Obs: O colesterol sérico é o que se encontra na corrente circulatória e o que o médico determina ao pedir um exame de sangue, ou seja, a dosagem de colesterol.

Uma pesquisa foi realizada utilizando uma amostra de 60 sujeitos adultos do sexo masculino e feminino, divididos em um grupo de 30 sujeitos com um transtorno de ansiedade como diagnóstico principal e com histórico de tentativa de suicídio ao longo da vida e um segundo grupo formado por 30 sujeitos com transtorno de ansiedade e sem histórico de tentativa de suicídio. 

Os resultados apontaram níveis significativamente mais baixos de colesterol total sérico no primeiro grupo em relação ao segundo, sem influência significativa dos aspectos demográficos e psicopatológicos dos sujeitos sobre os resultados, o que ratificou o possível papel do colesterol como preditor de risco de tentativa de suicídio. Porém, esse fator não indica que os cuidados com o excesso de colesterol deva ser deixado de lado.




Um comentário:

  1. tenho 32 anos e meu colesterol deu 154,90 mg/dl,,

    Vi que esta abaixo... o que pode ser,,,?

    ResponderExcluir